Aprovada em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi acordada pelos 193 Estados-membros da ONU e inclui uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e 169 metas que consolidam um plano de ação orientador dos trabalhos da ONU rumo ao desenvolvimento sustentável das nações. A Agenda 2030 é universal, indivisível e integrada e integra as dimensões econômica, social e ambiental (ESG).
Seu lema central (“Ninguém deixado para trás”), baseia-se em cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5 Ps).
Alinhada à Agenda 2030, a Secretaria de Educação vem propor uma pauta para além dos muros escolares, inovando as concepções tradicionais dos congressos no setor.
Com uma pauta inovadora e abrangente, o Congresso será destinado a toda a comunidade escolar, de forma a contemplar não apenas professores, mas todos os profissionais da educação do Triângulo Mineiro, incluindo, gestores, profissionais de apoio, psicólogos, assistentes sociais, estudantes, analistas, bibliotecários, autoridades dos municípios, dentre outros.
A expectativa é de um público de, pelo menos, mil pessoas, considerando a experiência do Congresso de 2023.
“O QUE PRECISAMOS APRENDER ANTES DE ENSINAR: OS 5 PS”
No sentido de garantir sociedades mais justas e livres, a agenda da ONU pretende, até 2030, reduzir as formas de violência e abuso, exploração, tráfico e tortura, assim como os fluxos ilegais de dinheiro e armas. Promover o Estado de Direito, e garantir o acesso universal à justiça e à cidadania democratizada, inclusiva e participativa a todos os níveis, são por isso objetivos fundamentais.
1. MATUTINO E VESPERTINO
Horário: 08h00 às 17h00
Local: Centro de Eventos da ABCZ
Evento: Oficinas e minicursos
2. NOTURNO
Horário: 18h00 às 19h00
Local: Centro de Eventos da ABCZ
Evento: Apresentação Cultural
Horário: 19h30 às 20h30
Local: Centro de Eventos da ABCZ
Evento: Palestra de abertura com Pedro Salomão
“O QUE PRECISAMOS APRENDER ANTES DE ENSINAR: OS 5 PS”
PLANETA
Desde a década de 1960 que as preocupações com a sustentabilidade do nosso Planeta têm vindo a conquistar espaço no planeamento dos países, dado o reconhecimento do carácter não-renovável da maioria dos recursos naturais explorados pelas nossas sociedades modernas. Apesar disso, os nossos hábitos de consumo implicam um risco cada vez maior para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta, seja pela sobrecarga na produção de comida e uso de água potável, seja pelos efeitos cumulativos dos níveis de poluição atmosférica nas alterações climáticas - e na primeira década do século 21, as emissões de CO2 aumentaram mais do que em cada uma das 3 décadas anteriores. Aquecimento global, degelos, aumento do nível do mar, desertificação, têm por sua vez efeitos catastróficos nas sociedades humanas.
PROSPERIDADE
Se as Pessoas são o primeiro pilar do desenvolvimento sustentável, os moldes em que as suas vidas decorrem são o segundo. A Prosperidade é, assim, uma das grandes dimensões de abordagem da ONU para o desenvolvimento, porque as vidas devem ser vividas com dignidade, e essa dignidade só pode existir na medida em que possa ser suportada.
PESSOAS
As Pessoas são uma das grandes dimensões de análise e ação previstas na agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável, em parte porque o desenvolvimento das sociedades está associado à garantia de uma vida mais digna e igualitária, mas também porque as sociedades se distinguem pela forma como as pessoas vivem.
1. MATUTINO E VESPERTINO
Horário: 08h00 às 11h00
Local: Auditório Turmalina UFTM.
Evento: Conferência Municipal de Educação
Horário: 13h00 às 18h00
Local: Campus das IES
Evento: Apresentação de trabalhos científicos.
2. NOTURNO
Horário: 18h30 às 23h00
Local: Praça da Concha Acústica – Geoparque
Evento: Virada Cultural
“O QUE PRECISAMOS APRENDER ANTES DE ENSINAR: OS 5 PS”
Quanto às Parcerias para o Desenvolvimento, a existência de mercados globais, tanto de matérias-primas, como de bens e serviços transformou a estabilidade financeira global num delicado equilíbrio de interdependência internacional. Os sistemas de crédito e de assistência financeira internacionais têm tido um papel cada vez mais forte na assistência aos países em desenvolvimento, sendo que em 2014 a assistência externa chegou aos 135,2 biliões de dólares, o valor mais alto de sempre. Também o acesso às comunicações apresenta disparidades ao nível internacional, com a esmagadora maioria dos não utilizadores de Internet a encontrar-se nos países em desenvolvimento.
1. MATUTINO
Horário: 08h00 às 11h00
Local: Auditório Turmalina UFTM.
Evento: Conferência Municipal de Educação
2. NOTURNO
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos da ABCZ
Evento: Palestra de fechamento com a professora Olívia Carneiro e na sequência com o professor Natanael dos Santos.
Evento: Premiação do concurso Professor Destaque.