Nos últimos anos, o projeto passou a integrar também o Escola Geoparque, que busca ampliar o conhecimento, a valorização e o uso sustentável do patrimônio geológico, natural e cultural de Uberaba, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No mês de outubro, os grupos realizarão uma Feira na Escola. Durante a Feira, os estudantes irão apresentar protótipos desenvolvidos ao longo do ano, fruto de estudos, oficinas e vivências em campo. Os trabalhos envolvem metodologias como Canva – Modelo de Negócios, Protótipo e Validação.
A Feira também terá caráter validativo: os protótipos serão avaliados e aprimorados junto à comunidade escolar.
Paralelamente, o Concurso de Cartões-Postais “O Geoparque por nossos olhos: natureza, cultura e história em foco” mobiliza os alunos a registrarem, por meio da fotografia, diferentes aspectos do Geoparque Uberaba, como patrimônio geológico e paleontológico, paisagens naturais, elementos culturais e históricos locais e a relação cotidiana das pessoas com o território.
As fotografias selecionadas serão transformadas em cartões-postais no formato 10 x 15 cm, avaliados pelos visitantes da Feira de Geoprodutos do Geoparque Uberaba de e do Shopping Praça, por meio de QR Code, entre os dias 10 e 13 de novembro. Os critérios de avaliação incluem:
• criatividade e originalidade;
• relação com o tema proposto;
• qualidade visual da imagem;
• legenda ou título que complemente a mensagem da foto.
Os(as) autores(as) das melhores fotografias e seus respectivos professores orientadores receberão certificados e premiações. Além disso, os cartões-postais poderão compor uma exposição itinerante organizada pelo Departamento de Arte e Cultura em diferentes espaços públicos da cidade.